Servidores protestam contra medidas anti-crise da Prefeitura de Lavras

Funcionários demitidos e servidores da Prefeitura de Lavras, fizeram um protesto na noite desta segunda-feira (23), contra as medidas anti-crise tomadas pela atual administração municipal. Além de demitir 250 funcionários, os salários estão atrasados desde setembro. O protesto aconteceu durante uma sessão da Câmara de Vereadores.

Os manifestantes pediram apoio dos vereadores para pressionar a prefeitura a cessar os cortes no orçamento. A crise na cidade já dura pelo menos seis meses. Além das demissões e do atraso de pagamentos, o expediente do funcionalismo público foi reduzido para meio período e o 13º salário será depositado apenas em 2016.

“O que a gente quer é pelo menos a definição de uma data certa pra gente receber, porque está difícil”, disse a auxiliar de serviços gerais Maria Lúcia Gabriel.

Durante a sessão, o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos, Wilhiam Rodrigues, usou a tribuna da Casa. “Muitos servidores estarem presentes aqui já é para ver qual a resposta dos vereadores. Enviamos o ofício solicitando que a nossa presença, que estaríamos aqui, pedindo pra eles essa ajuda, esse apoio aos servidores”, explicou.

A presidência da câmara se comprometeu a enviar um documento para a prefeitura em apoio aos manifestantes.

Servidores protestaram contra medidas anti-crise da Prefeitura de Lavras (MG) (Foto: Reprodução EPTV)Servidores protestaram contra medidas anti-crise da Prefeitura de Lavras. (Foto: Reprodução EPTV)

Situação crítica
A folha de pagamento da prefeitura é composta por 3 mil servidores e apenas 25% deles receberam o salário em dia neste mês de novembro. O prefeito de Lavras, Silas Costa Pereira (PMDB), alega que a arrecadação municipal e os repasses do Governo Federal caíram quase R$ 50 milhões nos cofres do município e que não há condições de pagar todos os funcionários em dia. Por isso, ele decidiu fazer uma escala de pagamento.

Por causa da situação, cerca de 500 funcionários estão em greve desde o início de novembro, justamente em razão do atraso dos salários.

Prefeitura vai pagar 13º salário em Lavras somente em 2016 (Foto: Reprodução EPTV),

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *