Seritinga celebra novena e festa do padroeiro São João Batista; confira programação

Tema escolhido este ano foi “João Batista na voz da juventude cristã”; Cavalgada acontece dia 23 de junho

Seritinga é um pequeno município de pouco mais de 2 mil habitantes que se destaca pela fé católica representada pelo padroeiro, São João Batista. Todos os anos, em junho, a Paróquia da cidade, dedicada ao profeta, une-se em fé, recebe visitantes e devotos e com muito fervor e alegria, celebra a Natividade do precursor do Messias.

A prefeitura também preparou uma programação especial este ano, com shows sexta (21), sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), após as celebrações católicas na Matriz da cidade, dedicada a São João Batista.

A Novena em honra ao padroeiro terá início neste sábado (15), e se encerrará no dia 23, véspera da Natividade do Padroeiro. Pastorais e Movimentos da paróquia são responsáveis pela preparação das celebrações, que acontecem todos os dias às 19 horas.

Hoje (14), a festa terá início com a missa em honra à Beata Nhá Chica. A Igreja já está ornamentada para as celebrações.

Igreja Matriz já está ornamentada para celebrações / Guilherme Arantes

No dia 23 acontece também a procissão dos cavaleiros em honra ao santo, que sairá do trevo da cidade às 14h, encerrando com uma benção no adro da Igreja Matriz. Brindes serão sorteados entre os participantes, que precisam se inscrever.

No dia 24, dia dedicado à São João Batista, em que os fiéis celebram seu nascimento, a Paróquia tem programação especial durante todo o dia:

05h – Alvorada Festiva da Corporação Musical São João Batista pelas ruas da cidade dando início aos festejos
10h – Solene Celebração da Natividade com a tradicional descida da imagem do padroeiro. Após a celebração, a tradicional dança da fita encantará os fiéis no adro da Matriz.
19h – Solene celebração da Natividade e procissão luminosa com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade. Durante a procissão, a fogueira de São João será acesa pelo celebrante. Em seguida, a imagem retorna a igreja e permanece para veneração dos fiéis.

No dia 25 acontece a missa de encerramento dos festejos, às 19h, também na Matriz. Após a celebração, a imagem de São João Batista será introduzida novamente ao seu trono.

Fotos de 2018

Momento da descida da imagem do padroeiro em 2018 / Facebook Paróquia de Seritinga
Igreja enfeitada para festa em 2018 / Facebook Paróquia de Seritinga
Momentos antes da procissão em honra à São João Batista em 2018 / Facebook Paróquia de Seritinga
Fogueira acesa em 2018 / Facebook Paróquia de Seritinga
Padre Rafael e Padre Taquinho na procissão de 2018 / Facebook Paróquia de Seritinga
Bispo Diocesano de Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz celebrando a missa da descida da imagem em 2018, concelebrada por Padre Tadeu, filho de Seritinga e Padre Geraldo Ernesto, pároco da cidade / Facebook Paróquia de Seritinga
Prefeito Marquinho e vice-prefeito Maurizinho com a imagem de São João Batista na Igreja durante a missa das 10h / Facebook Paróquia de Seritinga
Procissão em 2018 / Facebook Paróquia de Seritinga
Bispo Emérito de Campanha, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho celebrou a missa da véspera em 2018 / Facebook Paróquia de Seritinga

Shows

A Prefeitura preparou também uma programação especial, que já é tradição na cidade, com shows sertanejos, bandas e dj’s (confira no cartaz ao lado).

Durante as noites de sexta (21) até segunda-feira (24), os seritinguenses e visitantes se reunirão no calçadão da cidade para celebrarem a festa junina, com shows de Jayne, Felipe e Falcão, Banda 8 Segundos, Marcelo Levih, Os Mineirinhos, além de dj’s e Wi Fi gratuito para os presentes.

São João Batista

Para os católicos,  São João Batista é o último dos profetas, sendo muito importante no Novo Testamento, pois anunciou a vinda de Jesus Cristo. Ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo, e ele batizou Jesus, seu primo. Daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza.

São João Batista é o primeiro mártir da Igreja, e o último dos profetas. Este é o único santo que tem duas datas celebradas pelos cristãos: o dia 24 de junho, o dia de seu nascimento, e o dia 29 de agosto, o dia em que ele foi martirizado. Ele é venerado como profeta, santo, mártir, precursor do Messias e arauto da verdade, custe o que custar. Sua representação é mostrada batizando Jesus e segurando um bastão em forma de cruz.

Oração 

São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós esta quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém. 

Matéria: Iago Almeida- Redação CSul / Foto: Guilherme Arantes/Seritinga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *