Seritinga celebra a festa do padroeiro São João Batista

O 3º Dia da Novena foi celebrado pelo ex-pároco de Seritinga, Padre Dehon Vicente Ferreira, organizado pelos Coroinhas da paróquia e teve como tema: “Todos vós que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.” Gl 3,27.

Seritinga é uma pequena cidade do Sul de Minas, localizada às Margens da BR-267, que liga Varginha a Juiz de Fora. Um pequeno município de pouco mais de 2 mil habitantes que se destaca pela fé católica representada pelo padroeiro, São João Batista. Todos os anos, em junho, a Paróquia da cidade, dedicada ao profeta, une-se em fé, recebe visitantes e devotos e com muito fervor e alegria, celebra a Natividade do precursor do Messias.

A prefeitura também preparou uma programação especial este ano, com shows no sábado (23) e domingo (24), após as celebrações católicas na Matriz da cidade, dedicada a São João Batista.

A Novena em honra ao padroeiro teve início no dia 12 de junho e se encerrará nesta quarta-feira (20). Todos os dias a paróquia conta com um sacerdote diferente, da Diocese da Campanha, para presidir a celebração. Pastorais e Movimentos são responsáveis pela preparação das celebrações, que está acontecendo todos os dias às 19 horas.

No dia 21, será o dia dedicado ao Sagrado Coração, com celebração da Santa Missa às 19 horas na Matriz e procissão, com a presença do Apostolado da Oração.

No dia 22, será o dia dedicado a Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, com celebração da Santa Missa às 19 horas na Matriz e procissão, celebrados pelo Padre Mário Quirino, de Elói Mendes.

No dia 23, será celebrada a Vigília da Natividade de São João Batista, às 19 horas na Matriz, celebrada pelo Bispo Emérito da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho. Antes, às 14 horas, haverá show de prêmios em prol da paróquia, que entrará em reforma geral logo após a festa do padroeiro.

No dia 24, dia dedicado à São João Batista, em que os fiéis celebram seu nascimento, a Paróquia tem programação especial durante todo o dia:

05h – Alvorada Festiva da Corporação Musical São João Batista pelas ruas da cidade dando início aos festejos
10h – Solene Celebração da Natividade com a tradicional descida da imagem do padroeiro, celebrada pelo Bispo da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz. Após a celebração, a tradicional dança da fita encantará os fiéis no adro da Matriz.
12h30 – Procissão de Cavaleiros e benção no adro da Matriz
14h – Leilão de gados e de prendas
19h – Solene celebração da Natividade e procissão luminosa com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade. Durante a procissão, a fogueira de São João será acesa pelo celebrante e a tradicional queima de fogos encerará as festividades do dia de São João Batista na cidade.

A Imagem retorna a igreja e permanece para veneração dos fiéis.

Celebração da Santa Missa de descida da imagem de São João Batista em 2017, celebrada por Padre Roberto e concelebrada por Padre Geraldo Ernesto e Padre Tadeu Vieira / Foto: Jornal Panorama
Tradicional dança das fitas ao redor do Mastro de São João Batista no adro da Matriz, em 2017 / Foto: Jornal Panorama
Momento da descida da Imagem do Padroeiro do Altar em 2017 / Foto: Jornal Panorama
Durante celebração da manhã em 2017, outro momento de tradição na cidade, a imagem de São João Batista é entregue nas mãos do Prefeito e Vice-Prefeito da Cidade / Foto: Jornal Panorama
Igreja de Seritinga lotada pelos devotos de São João Batista para celebrar sua Natividade em 2017 / Foto: Jornal Panorama
Bispo Emérito de Campanha, Dom Diamantino, acendendo a fogueira de São João Batista em 2017, durante a procissão luminosa / Foto: Jornal Panorama

Shows

A Prefeitura preparou também uma programação especial, que já é tradição na cidade, com shows sertanejos e dj’s (confira no cartaz ao lado).

Durante as noites de sexta (22), sábado (23) e domingo (24), os seritinguenses e visitantes se reunirão no calçadão da cidade para celebrarem a festa junina, com shows de Mayck e Lyan e Duduca e Dalvan, além de dj’s e Wi Fi gratuito para os presentes.

Durante a festa é divulgado o resultado dos vencedores do Torneio Leiteiro Municipal Curraleiro, que recebe este nome por ser realizado nas propriedades rurais e também acontece o Concurso de Pratos Típicos, realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, comissão organizadora e produtoras rurais. As concorrentes são as esposas, namoradas ou representantes dos produtores que participaram do Torneio Leiteiro.

Bruna Viola comandou a festa no dia 24 de junho do ano passado / Foto: Jornal Panorama
Bruna Viola atendendo aos fãs após o show e distribuindo autógrafos / Foto: Jornal Panorama
Bruna Viola atendendo aos fãs após o show e distribuindo autógrafos / Foto: Jornal Panorama

São João Batista

Para os católicos,  São João Batista é o último dos profetas, sendo muito importante no Novo Testamento, pois anunciou a vinda de Jesus Cristo. Ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo, e ele batizou Jesus, seu primo. Daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza.

São João Batista é o primeiro mártir da Igreja, e o último dos profetas. Este é o único santo que tem duas datas celebradas pelos cristãos: o dia 24 de junho, o dia de seu nascimento, e o dia 29 de agosto, o dia em que ele foi martirizado. Ele é venerado como profeta, santo, mártir, precursor do Messias e arauto da verdade, custe o que custar. Sua representação é mostrada batizando Jesus e segurando um bastão em forma de cruz.

Oração 

São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós esta quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém. 

Matéria: Iago Almeida- Redação CSul / Foto: Paróquia São João Batista – Seritinga-MG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *