‘Retirada dos Caiapós’ mantém tradição centenária no Sul de Minas

A partir das 15h desta quarta-feira (11), congos e caiapós de Poços de Caldas, reúnem-se para a ‘Retirada dos Caiapós’ na Fonte dos Amores, aos pés da Mata de São Domingos. A encenação é parte das atrações da Festa de São Benedito, já centenária no município.

O ato é tido como resgate cultural e já se repete há mais de um século na cidade. O objetivo, segundo os organizadores, que passam a tradição de geração em geração, é relembrar o período em que índios e escravos se reconheceram e passaram a se ajudar em Poços de Caldas. Até hoje, um grupo de caiapós da mesma família segue na manutenção da cultura, desde 1905.

Após a encenação o grupo se une e caminha pelas ruas da cidade, indo até a Praça Coronel Agostinho Junqueira, na Igreja de São Benedito. Ás 18h ocorre a celebração eucarística na Igreja de São Domingos, com a participação dos ternos de congos e dos caiapós. Já às 21h será encenada a Embaixada de Carlos Magno e os 12 pares de França, no pátio da Igreja de São Benedito.

Vale lembrar que a Festa de São Benedito se encerra na sexta-feira (13), feriado local em homenagem ao santo que dá nome ao evento. Neste dia, haverá missa conga, às 10h, na igreja, e procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia pelas ruas da cidade, a partir das 16h.

Índios escondidos na mata (Foto: Jéssica Balbino/ G1)
Índios escondidos na mata (Foto: Jéssica Balbino/ G1)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.