Primeira Procissão Luminosa com a imagem de Padre Victor

Imagem 593Após o momento de graça e euforia, vividos por fiéis no sábado, o domingo em Três Pontas amanheceu cedo para quem quis participar às 07:00 da manhã da primeira Missa após beatificação de Padre Victor.

O dia contou com uma programação alternativa de horários para celebrações, tudo para os fiéis não perderem as Missas.

Imagem 634Mas engana-se quem pensou que os fiéis descansaram após a beatificação, moradores da Avenida Ipiranga, se mobilizaram para enfeitar a rua para a procissão das 18:30 horas, com estandartes com a imagem de Padre Victor, cartazes, e uma decoração especial com TNT.

Nossa equipe registrou os moradores enfeitando e conversou com a costureira Bete, uma das idealizadoras da ação: “ Esse ano a idéia é trabalhar para o Padre Victor mesmo. Fizemos durante vários dias a confecção de terços e bandeiras com a imagem do Beato e laços. Tudo para deixar a avenida linda para a procissão. Usamos branco e amarelo porque são as cores do Venerável.

A primeira procissão luminosa com a imagem de Padre Victor, que saiu do Carmelo São José sentido à Igreja Matriz de Nossa Senhora D’ Ajuda, igreja que o Venerável construiu, foi acompanhada por milhares de fiéis, que tomaram as ruas da cidade com velas e bandeiras do Beato Padre Victor.

Imagem 646Imagem 702Cânticos e orações durante o trajeto emocionou quem caminhava e aqueles que das janelas, da garagem ou da porta de casa, via pela primeira vez a imagem do mais novo Beato, o primeiro negro e ex-escravo do Brasil, um dia depois da Igreja Católica celebrar oficialmente a elevação de Francisco de Paula Victor, o sacerdote diocesano que viveu entre 1827 e 1905.

Imagem 694A imagem colocada para veneração de Padre Victor, estava em um andor, em cima de um caminhão, todo enfeitado com flores, rosas e brancas. Bandeiras da Diocese, da Paróquia, do Brasil, de Minas e de Três Pontas também seguiram, sendo erguidas por leigos. No meio dos fiéis, o guardião da relíquia, padre Vânis Vieira da Cunha, que durante anos se dedicou à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, carregou as relíquias do Beato.

Conduzida por padres visitantes e pelo bispo Dom Diamantino, a procissão encerrou a caminhada na Praça Cônego Victor ás 20: 20 horas, onde uma grande quantidade de pessoas aguardavam a chegada, fora e dentro da igreja, que já estava lotada.

Uma estrutura com dois telões led montada na Praça, possibilitou os fiéis acompanharem a Missa, que foi concelebrada.

Imagem 699

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *