Prefeitura de Itajubá flexibiliza retorno de setores comerciais na cidade

Igrejas, cultos e centros religiosos também retornam

A Prefeitura de Itajubá publicou um novo decreto nessa quinta-feira (7), permitindo a reabertura comercial de estabelecimentos que até o momento estavam proibidos, devido ao risco de contaminação pela Covid-19 na cidade.

Nas redes sociais, já circulavam imagens do documento que autorizaria a volta de serviços como, academias, restaurantes, bares entre outros. Igrejas, cultos e centros religiosos também poderão retomar suas atividades.

No decreto oficial, a prefeitura especifica que as academias de musculação e dança, por exemplo, poderão voltar a funcionar, mas respeitando o distanciamento de pessoas dentro do ambiente.

Além disso, restaurantes, bares e lanchonetes poderão voltar a funcionar de forma reduzida em 50% da capacidade máxima do local. Nesses estabelecimentos, todos os clientes e funcionários deverão utilizar máscaras. Também será necessário a utilização de copos e talheres descartáveis.

Nas igrejas, os assentos deverão estar demarcados com uma distância de dois metros de uma pessoa para outra. Os fiéis que entraram e saírem dos centros religiosos deverão utilizar álcool em gel. A capacidade máxima destes locais deverá ser reduzida para 30%. A medida vale também para cultos e outros meios religiosos.

Por fim, o decreto deverá firmar a obrigatoriedade de se oferecer álcool em gel nesses locais para seus frequentadores.

De acordo com a administração municipal, o não cumprimento das normas previstas no decreto sujeitará o responsável pelo local às penalidades previstas no Código Sanitário Municipal.

Ainda conforme a prefeitura, o decreto poderá ser revogado a qualquer momento caso a pandemia de coronavírus se espalhe pela cidade. Até o momento, Itajubá tem 13 casos confirmados.

Redação CSul – Alisson Marques/Foto: Divulgação

* Com informações, Diário de Itajubá 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *