Mesmo antes de funcionar, Zona Azul causa transtornos em Poços

Mesmo antes de começar a funcionar, a nova Zona Azul de Poços de Caldas, já está gerando confusão entre os motoristas. As novas faixas já foram pintadas nas ruas, mas as placas ainda não foram instaladas, o que faz com que muita gente não saiba qual regra deve ser obedecida.

Há também os motoristas que aproveitam enquanto a cobrança ainda não começou para parar onde não é permitido e com o desrespeito a confusão fica maior ainda. Os parquímetros também já foram instalados, mas a sinalização vertical ainda não foi colocada. Por isso, muitos motoristas tem parado em vagas de carga e descarga, por exemplo.

Somente em um quarteirão na Rua Rio de Janeiro, no Centro da cidade, existem vários postes ainda sem placas. No chão, há a identificação das vagas, como uma para deficientes. Alguns motoristas dizem que não percebem, outros simplesmente ignoram.

O Juan Caique de Oliveira viu que não podia parar onde estacionou. A desculpa foi de que precisava fazer uma entrega no centro. “Eu percebi mas parei”, disse.

O certo, contudo, seria que ele parasse nas vagas de carga e descarga, mas nem sempre isso é possível.  Outro problema, contudo, é de que nas vagas destinadas às motos, vários carros param. Outro problema é que enquanto a Zona Azul não entra em operação, muitos motoristas ficam confusos, até porque, em alguns lugares, a sinalização favorece isso. Uma vaga, por exemplo, foi demarcada, mas há um hidrante na calçada.

Parquímetro já foi instalado, mas ainda não começou a funcionar em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
Parquímetro já foi instalado, mas ainda não começou a funcionar em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
“É uma confusão total, né e acaba que a gente fica sem vaga e tudo mais. Ás vezes precisa fazer algo no Centro e ele está congestionado”, disse o veterinário Dimas Natalanel Cardoso

O estacionamento rotativo com a sinalização correta seria a solução para dar fim a tantas dúvidas. Agora, resta esperar que a Zona Azul comece, conforme o prometido, no próximo dia 30 de maio.  “Eu acho que tem que começar o mais rápido possível pra gente se acostumar a isso”, disse uma motorista.

Questionada, a prefeitura de Poços de Caldas esclareceu, por meio de nota, que ainda está fazendo a pintura e que faltam mais de mil placas para serem colocadas. Por enquanto, os motoristas não estão sendo multados, mesmo estacionando em áreas irregulares. No entanto, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) alerta que assim que a sinalização horizontal e vertical estar pronta, os motoristas estarão passíveis de multa.

Já em relação aos parquímetros, que já foram instalados, ainda não estão funcionando. A informação oficial é de que eles só comecem a funcionar no dia 15 de junho, após um período educativo de duas semanas. Ao todo, foram instalados 100 parquímetros na área central.

Na prática, os motoristas devem pagar pelo bilhete, retirar e estacionar. Na área central, o valor é de R$ 2 para 1h30, em outras áreas, é possível ficar até 2h estacionado e em ruas mais distantes, o bilhete de R$ 2 permite que o motorista fique até 3h estacionado.  Os bilhetes também poderão ser comprados com os monitores nas ruas e também pela internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *