Grupo de corredores e moradores realizou plantio de mudas na Floresta Nacional de Passa Quatro

A ação foi realizada no interior da Floresta Nacional de Passa Quatro

Na manhã do último dia 9 de novembro, um grupo de corredores e moradores de Passa Quatro realizou o plantio de mudas de árvores na Floresta Nacional de Passa Quatro (FLONA). A iniciativa faz parte das ações da La Misión Brasil, corrida de trekking de montanha que aconteceu na cidade entre os dias 16 e 18 de agosto.

“Esse ano assumimos o compromisso de plantar mudas de espécies nativa para cada inscrito na La Misión Brasil. Então, tivemos 1.150 árvores plantadas nesse sábado”, afirma Paulo Lamin, responsável pela organização da prova. “Esse evento só foi possível graças a uma pareceria com o Instituto Chico Mendes (ICMBIO), que controla a FLONA de Passa Quatro”, completa.

Segundo Edgar de Souza Andrade Junior, gestor da FLONA de Passa Quatro, é gratificante observar a preocupação dos esportistas com a natureza. “Os eventos de aventura vêm crescendo cada vez mais, principalmente na região de Passa Quatro, e o que vejo é a conscientização das pessoas com o meio ambiente. Essa ação veio ao encontro com nosso plano de trabalho, que é a substituição das espécies exóticas por espécies nativas da Mata Atlântica”, relata o gestor.

Foto: Paulo Lamin/ divulgação

Foram plantadas mudas de Urucum, Araucária, Uvaia, Pitanga, Goiaba, Jabuticaba, Ipê Tabaco, Embaúba, Pau Viola, Saboneteira, Pau Ferro, Cedro, Angico, Tamarindo e Guapuruvu em uma região antes dominada por espécies exóticas, como explica Anderson Alex, analista ambiental da FLONA. “A área estava ocupada por uma espécie exótica (Pinus sp), que é nativa dos Estados Unidos e havia sido plantada pelo antigo Instituto Nacional do Pinho, na década de 60, para pesquisa”. Ainda segundo Anderson, a pesquisa não foi realizada e as árvores não tiveram os cuidados necessários, o que inibia o crescimento da floresta nativa.

O grupo de moradores de Passa Quatro que participou da La Misión Brasil e esteve presente no plantio, recebeu a camiseta oficial da prova. Segundo Lamin, esse foi mais um atrativo para que as pessoas se engajassem com a ação.

Ao todo, 70 pessoas estiveram presentes e o local passará a ser conhecido como Bosque La Misión Brasil. Os nomes dos 1.150 misioneros de 2019 estão gravados em uma placa como forma de oficializar o ato.

A edição 2020 da La Misión Brasil foi confirmada para o dia 15 de agosto e deve mais uma vez realizar o plantio de mudas na Floresta Nacional de Passa Quatro. As inscrições vão abrir a partir do dia primeiro de dezembro no site lamisionbrasil.com.br/.

Foto: Paulo Lamin/ divulgação

Sobre a prova

A La Misión Brasil é uma realização Tambo, com apoio da Prefeitura de Passa Quatro, Guaranita Cibal, Cerveja Suprema da Serra e Barra de Cereal Energética Dobro. Mais informações em lamisionbrasil.com.br.

 

Fonte: Koda Comunicação / Foto: Júlia Angelo Nogueira/ divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *