FATEPS: Alunos de Pedagogia têm aulas práticas de Metodologias Ativas

Alunos e professores do curso de Pedagogia da FATEPS estão tendo aulas diferenciadas. Eles estão praticando, em conjunto, as metodologias ativas, uma prática adotada e apoiada pelo Grupo Unis. O objetivo é aliar conhecimento e prática, afinal, diversas pesquisas apontam que em uma aula expositiva, somente se absorve 30% do que é dito.

As metodologias ativas permitem uma atuação direta do aluno no processo ensino-aprendizagem. Os estudantes aplicaram o Peer Instruction, um método de ensino criado em Harvard, EUA, e que permite a aprendizagem pelos pares.

O papel do professor também serve como referência. O docente sai da condição de transmissor de informações e passa a ser aquele que orienta os estudos, oferecendo oportunidades, materiais e estratégias adequados para a aprendizagem, ao mesmo tempo em que identifica as potencialidades dos estudantes e os ajuda a desenvolvê-las. “A aprendizagem ativa leva o aluno a conhecer de forma significativa o conhecimento e isso afeta a aprendizagem. Alunos são encorajados a ter pensamentos mais críticos e a monitorar sua compreensão, refletindo não apenas o que sabem, mas como sabem”, ressalta a coordenadora do curso de Pedagogia da FATEPS, Profa. Ana Cristina Naves.

pedgofateps
As metodologias ativas permitem uma atuação direta do aluno no processo ensino-aprendizagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *