Exército ajuda no atendimento a suspeitos de dengue em Lavras

O Exército passou a ajudar no atendimento aos suspeitos de terem contraído a dengue, depois que a Prefeitura de Lavras, decretou estado de emergência com 1,2 mil casos confirmados da doença no município. Em parceria com a Secretaria de Saúde, foram montadas três tendas de 60m² cada na Secretaria de Esportes da cidade, onde são feitas a triagem, a coleta de sangue, o atendimento médico e a medicação.

A estrutura utilizada foi emprestada pelo Exército de São João del-Rei. Ao todo, 32 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e militares do Tiro de Guerra estão trabalhando no local. As tendas foram montadas para ajudar no atendimento, já que postos de saúde e a UPA da cidade têm ficado lotados. Vanessa Abrahão Mesquita, coordenadores dos PSFs da cidade, conta que iniciativa deve ajudar os profissionais de saúde.

“Aqui o atendimento priorizado é de dengue, então eu acho que, com isso, a gente vai diminuir bem os atendimentos tanto da UPA, quanto das unidades de saúde”, conta Vanessa.

A rapidez na montagem, no entanto, só foi possível devido ao estado de emergência, como explica Leandro Moretti, secretário de Saúde de Lavras.

“Nós conseguimos montar toda essa logística em uma semana e meia. Se não estivéssemos em estado de emergência, demoraríamos um mês e meio, dois meses”, afirma Leandro.

O aposentado Paulo Okubo acredita que está com dengue e foi atendido no local. Para ele, a iniciativa tem ajudado tanto médicos quanto pacientes. “Você não precisa passar por várias triagens, é atendido diretamente pelas pessoas que já estão capacitadas para isso”, concluiu.

dengue_1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *