Empresas se unem em busca de sustentabilidade em Alfenas

Preocupadas com o meio ambiente, empresas de Alfenas (MG) se uniram em busca de sustentabilidade. Diversos estabelecimentos passaram a apostar em medidas nao só para ajudar na preservação, mas também como forma de reutilizar materiais utilizados no dia a dia das empresas.

Em uma farmácia que está há 66 anos na cidade, por exemplo, as caixas onde vinham os remédios iam direto para o lixo, mas agora estão sendo reaproveitadas. “Todo papelão das caixas que a gente recebe de mercadoria é destinado a catadores que são credenciados na farmácia e esse lixo tem uma destinação correta”, explica o comerciante Pedro Bastos Bernardes de Oliveira.

A ideia veio de uma empresa de consultoria sustentável, que credenciou os catadores que levam o material para uma cooperativa de recicláveis. O pessoal da farmácia gostou tanto que resolveu ir além. “A gente tem pontos de coleta de pilhas e baterias, a gente recolhe medicamentos vencidos da população”, conta Oliveira.

Com ações de sustentabilidade, empresas ganham o selo Eu piso verde em Alfenas (MG) (Foto: Reprodução EPTV)
Com ações de sustentabilidade, empresas ganham o selo Eu piso verde em Alfenas (Foto: Reprodução EPTV)

A microempresária Bianca Santana Pereira, que vende comida pela internet, também aderiu à ideia. Agora, a cada R$ 10 que o cliente gasta em compras, ganha um pacotinho com sementes para cultivar o próprio tempero em casa. “Com isso, ela vai gostar, vai plantar e quem sabe, dessas sementes que são apenas um tempero, não surge uma horta, né?”, comenta ela.

Com isso, as duas empresas parassaram a estampar o selo ‘Eu piso verde’, entregue a empresas que buscam a sustentabilidade atrávés de um conceito ambiental, social e econômico.

“São três eixos que não conseguem caminhar sozinhos. Então se você estiver só protegendo o meio ambiente e o comércio não estiver tendo um retorno econômico disso e a sociedade não estiver tendo retorno, você não pode considerar sustentável”, explica o biólogo Rômulo Spuri Barbosa.

Em um bar da cidade que aposta na reutilização do óleo da fritura, que é transformado em sabão, o retorno tem sido também em forma de clientes. “A aceitação da galera é… tipo assim, 100% gostam da ação do bar e acabam frequentando, se identificam um pouco com essa pegada mais ecológica, um negócio mais bacana assim”, conta o comerciante Renato Félix dos Santos.

Empresas se unem em busca de sustentabilidade em Alfenas (MG) (Foto: Reprodução EPTV)
Empresas se unem em busca de sustentabilidade em Alfenas (Foto: Reprodução EPTV)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *