Considerado dinâmico e ousado, Secretário de Saúde de Lavras deixa o cargo

Leandro MorettiEm apenas 5 meses como secretário, Leandro Moretti marcou a história de Lavras, chamando a atenção de autoridades como a Secretaria de Estado de Saúde e também da Secretaria Regional de Saúde, sendo considerado um dos melhores e mais dinâmicos Secretários de Saúde do Estado.

 

O secretário Municipal de Saúde da cidade de Lavras, Leandro Lazzarini Moretti, entregou o cargo ao prefeito Silas Costa Pereira na tarde da última quinta-feira(1/10). Moretti não concordou com os rumos tomados pela administração, que demitiu várias pessoas em sua secretaria e a ingerência de outros assuntos em sua pasta.

Leandro Moretti assumiu a Secretaria Municipal de Saúde no auge da maior crise epidêmica da história de Lavras, com milhares de casos de dengue e dois óbitos. O mesmo conseguiu que o  Exército Brasileiro e outros setores da sociedade o apoiassem, e em menos de um mês colocou fim à crise.

Outra luta que enfrentou foi a resistência da população e até de alguns servidores municipais na concentração de pacientes na Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa). Moretti descentralizou os atendimentos para os PSFs, deixando na Urpa apenas casos de urgência e emergência.

Outra obra que marcou sua passagem pelo setor foi a mudança de Urpa para Pronto Atendimento (PA). Moretti enfrentou resistência de moradores e autoridades das cidades do entorno de Lavras. A situação anterior fez com que prefeituras acomodassem e encaminhassem para Lavras todos os atendimentos médicos, dos mais simples até os mais complexos. O ex-secretário fechou as portas da Urpa para os casos simples, atendendo apenas casos especiais, que as cidades realmente não tinham condições de fazê-lo, obrigando os prefeitos das cidades do entorno a reativarem seus postos de saúde.

Moretti conseguiu fazer mudanças que trarão uma economia no próximo ano de mais de 13 milhões, só na saúde. Renegociou contratos, fez cortes de gastos desnecessários, fez com que os PSF´s funcionassem, modernizou a dispensação de medicamentos, transformou o atendimento de urgência e emergência, instituiu protocolos para alguns setores e reduziu a judicialização da saúde, investiu e modernizou todos os setores.

Durante a sua curta passagem pela Secretaria Municipal de Saúde, um ponto chamou a atenção: sua secretaria foi judicializada apenas duas vezes, quando eram de três a quatro ações na justiça por semana. A fórmula foi a aproximação com o Ministério Público, agindo com transparência, expondo aos promotores a realidade da Unidade, sem esconder nada.

Tudo que era possível fazer foi feito, porém, o que estava fora de seu alcance, não fazia e tinha o aval dos promotores, que passaram a conhecer a realidade da saúde em Lavras.

Uma passagem curta de apenas 5 meses que marcou a história da cidade. Em pouco tempo conseguiu chamar a atenção das autoridades em saúde, como a Secretaria de Estado e a Secretaria Regional de Saúde, já sendo considerado, um dos melhores e mais dinâmicos Secretários de Saúde do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *