Cidades do Sul de Minas fazem ‘aquecimento’ para o Carnaval

Neste ano o Carnaval acontece no dia 25 de fevereiro, porém foliões já estão realizando um ‘esquenta’. Nem mesmo a chuva impediu moradores da capital mineira de curtir os blocos de rua no último fim de semana, neste ano serão 453 blocos cadastrados a desfilar por Belo Horizonte.

Cidades do Sul de Minas também contam com programações de pré-carnaval, para dar aquela agitada em quem já está ansioso.

Na região, as cidades que contarão com programações especiais são; Aiuruoca, Baependi, Carrancas, Poços de Caldas, Pouso Alto e Pouso Alegre. As opções reúnem eventos tradicionais como, o Bloco do Pijama, som mecânico, desfiles e matinês infantis.

Confira a lista feita pelo CSul!

Aiuruoca – 1º Carnaval antecipado no Brasil

Divulgação

No final da década de 1930, a pequena cidade já com mais de 230 anos de história era um importante centro religioso para as vilas da região, em 1937 havia sido fundada na cidade a Congregação Mariana – levada pela Pia União das Filhas de Maria que já estava em Aiuruoca. Em 1938, as duas congregações se uniram para instalar um retiro espiritual na cidade nos dias do carnaval. A decisão foi acatada pelo monsenhor Nagel, mas como poderia a festa fazer barulho em um momento de espiritualidade? E foi assim que um abaixo-assinado feito pelas congregações percorreu a cidade pedindo que o carnaval fosse suspenso. Parte da população disse sim e, naquele ano, não houve folia em Aiuruoca. O silêncio poderia ter permanecido, mas, nem todos aderiram ao retiro, que “aborreceu deveras certos indivíduos desejosos de ver o triunfo do Momo”. Uma agremiação da cidade, a “Jaz Band”, então solicitou ao monsenhor que o carnaval voltasse à cidade. Como não era mais possível acabar com o retiro espiritual, veio à ideia de realizar a festa uma semana antes da data oficial, um baile carnavalesco de um único dia – o domingo. E assim, em 1939, nascia o primeiro carnaval antecipado de Aiuruoca. Hoje o Carnaval Antecipado de Aiuruoca é tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município. É sempre realizado de quinta a domingo na semana anterior ao Carnaval Oficial do Brasil, chega a receber aproximadamente 25 mil foliões da região, Brasil e estrangeiros. (Fonte: MinasGerais.com.br)

De 13 a 16 de fevereiro Aiuruoca será palco de alegrias, está é a 82ª edição do Carnaval antecipado da cidade, neste ano a festa promete ser ainda maior, com o maior bloco do Sul de Minas, o Bloco do Pijama e muito mais.

Confira a programação completa!

No primeiro dia de ‘esquenta’, quinta-feira (13), a partir das 20h, a população e os turistas poderão curtir o som mecânico, as atrações continuam com o Bloco das Piranhas, Kreatina Axé Music e o Dj Matth Senatore.

Na sexta-feira (14), o som mecânico volta a ser uma atração no mesmo horário, com a presença da eterna rainha do Carnaval Clarice Alvarez. A alegria continua com o Bloco dos Skolhidos, Bateria Bloco Dus Túlio, Banda Ziriguidum e o grupo Usmen.

No final de semana é claro que a festa e alegria continuam na cidade!

No sábado (15), o som mecânico tem início às 20h, logo é a vez do Bloco dos Cangaceiros dominarem às ruas, as atrações seguem acontecendo por conta dos batuques das baterias; Batuqueiros, Bloco Dus Túlio e Apito de Mestre.

A banda ‘A Zorra’ também marca sua presença no maior carnaval antecipado da região. Em seguida, é a vez de Juliana Campos agitar a galera! A partir das 6h, quem comanda é o grupo “Vem quem guenta” com a banda Puxa Sax.

No último dia de festa, domingo (16), a partir das 15h acontece a matinê das crianças na Praça Monsenhor Nagel, a garotada ainda poderá dar gargalhadas com o espetáculo ‘Valentia com palhaça Valeta’.

A partir das 20h o som mecânico domina e o Dj Matth Senatore encerra a festa.

Bom demais

Vale ressaltar que o Wi-fi é liberado durante o ‘Aiurufolia’. A segurança também é uma prioridade da festança. Será proibido a entrada de aparelhos sonoros e amplificadores independentes.

Festa segura

Durante os dias de carnaval, no intuito de agilizar a chegada de ambulâncias e demais emergências que se destinam ao Hospital Dr. Júlio Sanderson, é solicitado que os motoristas evitem o acesso principal via asfalto e utilizem o desvio estabelecido, no Bairro da Raia.

 Confira o convite da banda “A Zorra”:

Baependi

Divulgação

De 7 a 9 de fevereiro acontecem os esquentas em Baependi, com muita música e animação, vale ressaltar que as atrações são gratuitas. Na próxima sexta-feira (7), A ZORRA  + Dj Kevin prometem alegrar o público.

A festa continua no final de semana, no sábado (8) quem comanda é o grupo Usmen e o Dj Fábbio.

Já no domingo (9), é dia das crianças dançarem com a matinê Cacau Ribeiro, estejam preparados pois também haverá banho de espuma. A noite se encerra ao som de samba comandado pelo Quarteto do Samba.

Carrancas

Divulgação

O evento é tradicional e já vem sendo realizado há anos e proporciona muita diversão e folia a todos que participam, neste ano a atração tem início na próxima quinta-feira (6) e segue até o o domingo (9).

A abertura oficial acontece na próxima quinta-feira, quem comanda a festa é a Bateria do Carnaval, com o bloco “Toc Toc- A turma do Canindé”, com um repertório de Marchinhas de Carnaval.

E lá vem ele! O Rei Momo se apresenta, junto do Mestre Sala e Porta Bandeira, a Madrinha Bateria também não fica de fora. Já o Tradicional Bloco da Alvorada acontece às 3h.

Na sexta-feira (7), as crianças também podem curtir, a partir das 14h acontece o bloquinho infantil. E a programação continua! A partir das 22h acontece o desfile de blocos, com o ‘Cantinho da Dú os Canas’, bateria de carnaval e Dj até às 4h.

No sábado (8), é dia da população se fantasiar e colorir as ruas da cidade. A sonorização tem início às 21h e o Dj comanda até às 4h.

No domingo (9), a sonorização começa mais cedo para alegrar a galera, a partir das 14h o pessoal já pode curtir. O tradicional bloco das Piranhas, acontece às 15h, com concentração no bairro João Paulo II.

Poços de Caldas

No próximo dia 15, o Palace Casino sediará um misterioso baile de máscaras. O evento dará início as festividades carnavalescas em Poços de Caldas, também resgatando a tradição dos antigos bailes.

A banda Máscara Negra está confirmada para se apresentar no baile, o grupo é liderado pelo Maestro Juliano Barreto  Nathália Diniz, Tom Zé Bortoloto e Deivid Santos.

Outras informações sobre o baile podem ser obtidas pelo telefone (35) 9721-3851.

Já no dia 21 a cidade contará com tradicional a entrega das chaves ao Rei Momo.

Pouso Alto

Divulgação

De 14 a 16 de fevereiro, o pré-carnaval rola solto em Pouso Alto!

Na sexta-feira (14), a Banda Movimento Axé inicia as festividades, das 20h às 3h o grupo agitará a festa.

No fim de semana a festa continua! No sábado (15), no mesmo horário a Banda Movimento Axé volta a se apresentar, desta vez com apresentação de dj.

No domingo (16),  das 15h às 23 a galera poderá contar com apresentação de dj, banda de samba e marchinhas. Para encerrar a noite, a Banda Samba de Luxo se apresenta na cidade.

Campo Belo

Reprodução/O Porta Voz

Antecipadão! O município de Campo Belo realizou o pré-carnaval nos dias 24 e 25 de janeiro.

O evento foi marcado com atrações como a banda Onyx, Dj Rayssa e o cantor Reinaldo (ex Terra Samba).

 

 

Redação CSul: Franciele Brígida Foto principal: Reprodução Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *