Casa de Chá deve ser reconstruída após suposto vandalismo em Poços

A Casa de Chá, que foi destruída após o incêndio que atingiu o Recanto Japonês, um dos principais atrativos turísticos de Poços de Caldas (MG), neste domingo (28), deverá ser reconstruída no local. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (29) pelo Secretário de Turismo Rômulo Vilela Filho, após reunião entre representantes da prefeitura e da Associação Nikkey, que representa a comunidade japonesa na cidade. No entanto, ainda não há uma data para que a casa seja erguida novamente.

“Reconhecemos a importância do patrimônio cultural que é o Recanto Japonês e nossa equipe dará início à reconstrução em duas etapas. Primeiro será realizada a recuperação da área e depois efetivamente a construção, levando em consideração, principalmente, a questão cultural, para que a reconstrução seja feita com todas as orientações arquitetônicas que a cultura japonesa exige”, explicou Rômulo, via assessoria de imprensa.

A Casa de Chá foi construída após toda a estrutura ter vindo do Japão na década de 1970. Conforme a prefeitura, na manhã deste domingo, quando chegaram para trabalhar, funcionários do Recanto Japonês encontraram a casa em chamas, já praticamente destruída. A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. A hipótese de curto-circuito foi descartada, já que não há fornecimento de energia no local.

Ainda conforme a prefeitura, o patrulhamento do local é feito pela Guarda Municipal, mas ele não acontece à noite. O Recanto Japonês é fechado, mas é possível ter acesso ao local através de trilhas. Este foi o segundo incêndio a prédios públicos em Poços de Caldas em apenas um mês. A Secretaria de Defesa Social informou que irá reforçar a segurança durante a noite para tentar coibir outros crimes.

A Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil estiveram no local. Um inquérito, com prazo de 30 dias para ser concluído, foi instaurado pela polícia para saber as causas do incêndio.

O local do incêndio foi isolado, mas o ponto turístico continua aberto para visitação, das 8h às 18h.

Incêndio destrói Casa de Chá, um dos atrativos do Recanto Japonês, em Poços de Caldas (MG). (Foto: Thiago Augusto Masaki Luiz)
Incêndio destrói Casa de Chá, um dos atrativos do Recanto Japonês, em Poços de Caldas (MG). (Foto: Thiago Augusto Masaki Luiz)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *