Campanha de vacinação começa em postos de saúde

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (17) nos postos de saúde do Sul de Minas. Até 26 de maio, recebem a dose gratuita pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade. A vacinação ainda é voltada para trabalhadores da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, povos indígenas aldeados e população privada de liberdade.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a meta este ano é vacinar 90% do público alvo em todo o estado, o que equivale a mais de 5,5 milhões de pessoas. Portadores de doenças crônicas e transplantados de qualquer idade terão acesso à vacina gratuitamente mediante apresentação de prescrição médica. Um mutirão está previsto para acontecer no dia 13 de maio.

Em 2016, a síndrome respiratória grave (Srag), uma complicação causada pelo vírus da gripe, o influenza, foi a pontada como a causa da morte de 290 pessoas em Minas Gerais, superando o número de 214 casos registrados em 2009, ano de surto da doença. No Sul de Minas, a campanha chegou a ser antecipada em algumas cidades após a confirmação de três casos de gripe, com uma morte em Lavras e outra em Andradas.

Em 2016, campanha contra a gripe chegou a ser antecipada; neste ano, vacinação vai até 26 de maio (Foto: Reprodução/EPTV)

Em 2016, campanha contra a gripe chegou a ser antecipada; neste ano, vacinação vai até 26 de maio (Foto: Reprodução/EPTV)

Prevenção

Para controle da gripe, a Secretaria de Estado de Saúde divulgou algumas orientações. São medidas de higiene como lavar bem as mãos, e com frequência, utilizando água e sabão; proteger a boca e o nariz com o antebraço ou um lenço ao tossir e espirrar; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *