Assembleia Geral do ConCafé acontece nesta sexta-feira em Alfenas

conca

A Assembleia Geral do ConCafé – Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas, entidade que engloba vários municípios da região, acontece nesta sexta-feira (15/07), na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas, a partir das 9 horas da manhã. Segundo o deputado Emidinho Madeira, que também é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicutlura na ALMG, o ConCafé já é uma realidade e tem apresentado ótimos resultados. Neste encontro de Alfenas já estão confirmadas as presenças dos institutos federais de Muzambinho e Machado e também da UFLA – Universidade Federal de Lavras, além de vários prefeitos e entidades ligadas à cafeicultura. “Vamos discutir várias diretrizes e ações do setor cafeeiro de grande interesse de seu município. Portanto eu acho importante que cada prefeito convide cafeicultores que sejam formadores de opinião em sua localidade para que possamos ampliar o debate em conjunto com a classe produtora”, disse o deputado Emidinho Madeira, que também anunciou a aquisição de um veículo 0 km que está sendo doado ao ConCafé viabilizado por emenda de sua autoria.

conca1

O CONCAFÉ – “Consórcio Público Para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas – foi instituído legalmente em 30 de abril de 2015 e representa um avanço em termos de representatividade do setor. Pela primeira vez os municípios, através de seus chefes do poder executivo, que são os prefeitos, estão envolvidos diretamente com o setor cafeeiro. É nos municípios que as coisas acontecem, portanto nada mais justo e correto que os prefeitos do Sul e Sudoeste de Minas se posicionem, de modo consorciado, em favor da cafeicultura.

A cafeicultura teve importante participação no processo de industrialização do Brasil e ainda contribui, consideravelmente, para o desenvolvimento social e econômico do país. No estado de Minas Gerais o café ocupa o segundo lugar na pauta de exportações, possui enorme importância para a agricultura familiar e gera emprego e renda para vários municípios mineiros. São inúmeras as cidades que sobrevivem quase que exclusivamente do café.

As regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, em conjunto, compreendem a maior região produtora de café do mundo. A cultura do café está enraizada em sua história, na vida dos cafeicultores e no dia a dia das cidades mineiras. Por esta razão, tornou-se fundamental a união desses municípios com um objetivo comum.

O ConCafé é pessoa jurídica formada, exclusivamente, por municípios para estabelecer relações de cooperação federativa. A missão central do ConCafé é planejar, fomentar e implementar, de forma cooperada e coordenada, ações e políticas públicas para o desenvolvimento do café nas regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

Durante suas assembleias o ConCafé definiu três eixos estratégicos fundamentais para sua atuação:

(1) o marketing dos cafés, das pessoas e da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais;

(2) a difusão de informações para promover o fluxo de dados de qualidade para os cafeicultores sobre o mercado nacional e internacional; e

(3) promover a interlocução setorial para consolidar o desenvolvimento da região.

Como deputado estadual, produtor rural e natural do Sul de Minas, me sinto na obrigação de defender essa classe que tanta riqueza já gerou e gera para o Brasil. Acreditamos muito na força da união!”

Deputado Estadual Emidinho Madeira – MG. Vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia de Minas e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *