Após mortes por H1N1, cidades sul-mineiras intensificam vacinação

Rovena Rosa/Agência Brasil

Após duas mortes serem confirmadas, e o número de casos suspeitos de H1N1, cidades do Sul de Minas entraram em alerta. Os municípios de Campo Belo e Pedralva tiveram mortes confirmadas de pacientes com o vírus, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Campestre e Minduri também investigam mortes suspeitas por complicações da doença e intensificaram a vacinação.

Somente na região, já são 14 pessoas com confirmação do vírus. Os pacientes com Influenza são dos municípios de Varginha, Três Corações, Lavras, Campo Belo, Pedralva, Cristais e Poços de Caldas. Já em todo o estado, as mortes em decorrência do vírus chegaram a 22.

Mortes

O setor de saúde do município de Campestre investiga a causa da morte do vereador Fábio Borges Rugani,  que veio a falecer no último sábado (29). A suspeita é uma complicação da H1N1.

O vereador tinha 58 anos era casado e deixou um casal de filhos, Fábio morreu no Hospital Santa Lúcia em Poços de Caldas. Ele passou mal e foi internado no mesmo dia. A prefeitura do município disse que aguarda o resultado de exame para saber a causa da morte.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que todas as pessoas que tiveram contato com o vereador nas últimas 48 horas antes de sua morte receberam medidas de quimioprofilaxia e o medicamento Tamiflu por 10 dias.

A procura pela vacina da gripe aumentou na cidade, após a suspeita da Influenza. Porém, a meta de vacinação contra a gripe nos grupos prioritários não foi atingida. O grupo de crianças com menos de 6 anos ainda não chegou a 80%; a meta é 90%. A vacinação geral no  município atingiu 96,26%.

Município de Minduri

No município de Minduri, a Secretaria Municipal de Saúde investiga a morte de duas mulheres com suspeita de complicações do vírus. As vítimas tinham 57 e 58 anos.

Uma das vitimas tinha doença crônica, fazia hemodiálise e já havia recebido a dose da vacina em 2019. A outra mulher tinha problemas cardíacos.

Após as suspeitas, a prefeitura do município intensificou a vacinação com mais 200 doses da vacina contra a gripe, que foram aplicadas na última sexta-feira (28).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *