Agrotóxicos estão presentes na água de 45 cidades do Sul de Minas

Dados do Ministério da Saúde mostram que em 45 cidades do Sul de Minas, a água chega contaminada à estação de tratamento. Em sete municípios, além disso, a contaminação está acima do permitido.

O levantamento foi realizado pelo Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye.

Passos e Poços de Caldas são municípios com grande quantidade de agrotóxicos detectada, 27 tipos em ambos. Já Alpinópolis apresentou cinco espécies de químicos. Enquanto Carmo do Rio Claro e Conceição da Aparecida somente uma em cada cidade.

É obrigatório aos municípios testar 16 tipos de pesticidas. Destes, 11 são associados a doenças crônicas como câncer, má formação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

Entre 2014 e 2017 foram feitos 854.140 testes. Ainda conforme o levantamento, uma em cada quatro cidades brasileiras apresentaram contaminação. Em todo o estado de Minas Gerais, 83 municípios têm químicos na análise da água.

Nota do Ministério da Saúde

Em resposta, o Ministério da Saúde afirmou que os dados ainda não estão consolidados. Segundo o órgão, não é possível, “no momento, fazer avaliação sobre a situação da qualidade da água”.

Além disso, a nota também diz que “exposição aos agrotóxicos é um problema de saúde pública e cada situação deve ser analisada individualmente à luz do histórico de dados e dos valores de referência da legislação. Quando encontrados valores acima do padrão de potabilidade ou até mesmo diante da presença constante das substâncias, a vigilância deve notificar os prestadores de serviços de abastecimento de água”.

Cidades afetadas

Fonte: Portal Onda Sul / Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *