Vendas nacionais cresceram 1% em julho, de acordo com o IBGE

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de julho as vendas nacionais no comércio aceleraram 1% em comparação ao mês anterior, esta foi a maior alta desde o Black Friday de 2018.

O aumento se deu principalmente, pelo crescimento nas categorias hipermercados e eletrodomésticos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o varejo cresceu 4,3%, esse é o quarto aumento consecutivo. No acumulado dos últimos 12 meses, passou de 1,2% para 1,6%.

Segundo o IBGE, das oito categorias do varejo que foram pesquisadas, sete tiveram aumento no volume de vendas. Um dos destaques foi o crescimento de 1,3% dos hipermercados, atividade que tem grande peso no indicador. Ainda segundo o instituto, o desemprego caiu 0.7 pontos no trimestre maio-julho, se comparado ao período anterior.

A categoria de móveis e eletrodomésticos também impulsionou o comércio, com crescimento de 1,6%, a queda na taxa de juros ajuda a explicar o desempenho. No final de julho, o Comitê de Política Monetária – Copom, do Banco Central reduziu a Selic de 6,5% para 6%, alcançando nova mínima histórica.

No varejo ampliado, houve crescimento de 0,7% em relação a junho, com recuo de 0,9% em veículos, motos, partes e peças, após avanço de 3,5% no mês anterior. Já os materiais de construção pressionaram positivamente, com avanço de 1,1%.

Fonte: Revista Veja / Foto: Reprodução/TV Integração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *