Unicamp amplia faixa de renda para pedidos de isenção na taxa do vestibular 2018

A Unicamp recebe a partir desta quinta-feira (20) os pedidos de isenção na taxa de inscrição do vestibular 2018. A expectativa é de que pelo menos 6,7 mil candidatos sejam contemplados. Segundo a comissão responsável por organizar o exame (Comvest), o benefício é oferecido em três modalidades. Em uma delas, para estudantes provenientes de famílias com baixa renda, a universidade elevou o teto da renda líquida máxima de R$ 1,1 mil para R$ 1,3 mil – valor por morador do domicílio.

Nesta categoria, são oferecidas 6,6 mil isenções, informou a Unicamp.

A universidade oferece outras 100 isenções para os candidatos que são funcionários da Unicamp ou da Fundação de Desenvolvimento (Funcamp) – empresa que atua no gerenciamento de contratos celebrados entre a universidade estadual e instituições públicas ou privadas.

Nestas duas primeiras categorias, a isenção só é concedida aos estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação; seja residente e domiciliado no estado de São Paulo; e já tenha concluído/finalize neste ano o ensino médio.

Outra modalidade de benefício está previsto para candidatos que disputam vagas de licenciatura em período noturno (cursos de ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia). Neste caso, segundo a Comvest, não há limite de isenções concedidas e não há exigência sobre ensino médio cursado integralmente na rede pública.

Sede da Comvest, no campus da Unicamp, em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1)
Sede da Comvest, no campus da Unicamp, em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1)

Procedimento

Os pedidos de isenção devem ser feitos até 23 de maio, exclusivamente pela página da Comvest. Para concluir a solicitação, o interessado deve enviar os documentos exigidos (descritos em edital) para a comissão até 24 de maio, por meio dos Correios. “A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo”, informa nota da universidade.

A lista dos contemplados será divulgada em 28 de julho. A partir desta data, eles começam a receber, por e-mail, um comunicado de que foram beneficiados no processo. A Unicamp destaca, por outro lado, que a medida não significa inscrição automática no vestibular 2018.

“É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no vestibular, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. […] Os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico”, diz texto.

Estatísticas

Durante a edição 2017, a Unicamp recebeu 8,4 mil pedidos para isenção na taxa do vestibular. Ao todo, foram atendidos 7,3 mil candidatos que preencheram requisitos necessários exigidos.

Datas

O calendário com datas de inscrição e provas do vestibular 2018 ainda não foi divulgado.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *