Rio Grande do Sul registra temperatura negativa e geada nesta quarta-feira

Temperatura no termômetro de rua em Cambará do Sul (Foto: Rudinei Castangna/Ecotours)
Temperatura no termômetro de rua em Cambará do Sul (Foto: Rudinei Castangna/Ecotours)

A primeira temperatura negativa do ano no Rio Grande do Sul foi registrada nesta quarta-feira (23) em Vacaria, na Serra, com -0,4°C, de acordo com medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O amanhecer gelado também teve formação de geada em ao menos cinco cidades. Em Porto Alegre, a mínima foi de 8,4°C.

Outros municípios que registraram temperaturas mais baixas foram Quaraí, na Fronteira Oeste, com 1,1°C, Bom Jesus e São José dos Ausentes, na Serra, com 1,2°C e 1,4°C, respectivamente, e Cruz Alta, na Região Noroeste, também com 1,4°C.

Em Cambará do Sul, na Serra, segundo o Inmet, a mínima foi de 2,3°C, mas os termômetros de rua chegaram a marcar -2°C.

Ainda de acordo com o Inmet, geou de forma moderada em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e as cidades de Cambará do Sul e Bom Jesus registraram geada fraca, assim como Passo Fundo e Lagoa Vermelha, na Região Norte.

Em São José dos Ausentes, carros e campos também ficaram cobertos por uma camada fina de gelo, ainda que o Inmet não tenha registrado oficialmente.

Registro de carro coberto com camada de gelo em São José dos Ausentes (Foto: Anapio Pereira/Arquivo Pessoal)
Registro de carro coberto com camada de gelo em São José dos Ausentes (Foto: Anapio Pereira/Arquivo Pessoal)

Durante a tarde desta quarta-feira, a previsão da Somar Meteorologia indica predomínio de sol e temperaturas baixas, ainda por causa da massa de ar polar que atua sobre o estado.

O tempo seguirá firma na quinta-feira (24), mas com temperaturas ainda baixas, segundo a Somar. Na Serra, o frio pode ser ainda maior, por causa da massa de ar polar que ganhará intensidade. No decorrer do dia, o sol deverá predominar, diminuindo a sensação de frio.

Na sexta (25), a massa de ar polar perde intensidade e as temperaturas do amanhecer já não ficam tão baixas, porém a sensação ainda será de frio, diz a Somar.

A previsão é de que o fim de semana será de tempo firme no Rio Grande do Sul, com sol e temperaturas um pouco mais elevadas. A chuva só deve retornar em meados da próxima semana, em algumas áreas isoladas do interior do estado.

Fonte: G1 / Foto: Anapio Pereira/Arquivo Pessoal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *