Prefeitura de Contagem entrega 126 unidades a moradores da Barraginha

image (1)No quintal da casa cabiam todos os sete filhos, 20 netos e cinco bisnetos da dona Geralda Expedita dos Santos, 78. Já no novo apartamento de 49 m², a família terá que vir por etapas para visitar a matriarca. Geralda está entre as 126 famílias que deixará a área considerada de alto risco na Vila Barraginha, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para morar nas unidades habitacionais entregues neste sábado (29), no mesmo local. A mudança dos moradores vem após 23 anos do deslizamento de terra que matou 37 pessoas na vila.

Os barracos da Barraginha ficam em um solo argiloso e instável com áreas diagnosticadas como alto, médio e baixo risco. As famílias que receberam os 126 apartamentos da Prefeitura de Contagem neste sábado (29) moram bem ao lado dos barracos que desabaram e por isso foram priorizados. São, ao todo, 567 famílias, mas as 442 restantes serão beneficiadas posteriormente em novas unidades habitacionais que ainda estão em fase de projeto, sem previsão de entrega, conforme a secretária municipal de Habitação, Gláucia Helena de Souza. “Essas primeiras unidades atendem ao grupo em alto risco”.

Se por um lado, as famílias vão finalmente sair das áreas perigosas, por outro, muitas trocarão casas com áreas abertas por apartamentos fechados e pequenos, como a dona Geralda, que fez até festa de despedida do quintal. “No meu barraco, onde vivi 45 anos, cabia todo mundo. Eu tenho gato, maritaca e um quintal maravilhoso. Agora vou morar num lugar cheio de regras”. A filha dela, Geraldinha dos Santos, 43, também mora na vila, mas não está no grupo que terá que fazer a mudança agora. Como o conjunto habitacional foi construído na própria Vila Barraginha, elas continuarão próximas.

image (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *