Polícia Militar de Minas Gerais realiza descarte ecológico de resíduos eletrônicos em parceria com a Motorola

A Motorola Solutions, fornecedora de soluções para comunicação crítica e segurança, busca a cada dia participar de maneira ecologicamente correta de questões ambientais, principalmente as que envolvem o descarte adequado dos seus equipamentos de radiocomunicação.

Em 1997, a empresa iniciou um programa de coleta de resíduos eletrônicos, antes mesmo da primeira legislação brasileira. Hoje, já reciclou dezenas de toneladas de baterias e outros resíduos eletrônicos por meio de contratos com empresas especializadas em processar todos os equipamentos e produtos eletrônicos recebidos no programa Motorola Solutions de coleta de Resíduos Eletrônicos. Em pouco mais de duas décadas, a empresa segue a Lei nº 12.305/10, de Políticas Nacionais de Resíduos Sólidos (PNRS), que visa melhoras em questões ambientais, sociais e econômicas para o País.

Em recente parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Motorola Solutions está trabalhando no projeto com o objetivo de realizar o descarte adequado de baterias (já inservíveis) que foram utilizadas em equipamentos de radiocomunicação, evitando que resíduos químicos agridam o meio-ambiente. O Diretor de Tecnologia e Sistemas da Corporação, Coronel Peterson, explicou que a ideia para uma futura parceria ocorreu após assistir uma palestra sobre o tema, nos Estados Unidos.

Ao retornar o Brasil, reuniu-se com representantes para explicar a ideia e entrou em contato com a Motorola Solutions. “Após uma palestra no exterior sobre meio-ambiente, decidi trazer a ideia para o Brasil e a Motorola Solutions, parceria de longa data, de imediato encampou a ideia e nos ajudou com o descarte correto das baterias inservíveis que usamos nos nossos rádios portáteis (HT) e nos forneceu em contrapartida baterias novas que irá robustecer os policiais que trabalham no policiamento e na proteção da sociedade mineira”, afirma.

As tratativas iniciaram em março desse ano e foram apresentadas algumas sugestões, entre elas as trocas de baterias de rádios portáteis (HT’s) usadas e inservíveis por novas, bem como o adequado recolhimento e tratamento das referidas baterias pela empresa. Em maio, essas baterias usadas foram recolhidas por empresas especializadas em processar todos os equipamentos e produtos eletrônicos para descarte regulamentar, seguindo rigorosamente as normas ambientais e a política da Motorola Solutions da regra dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar). A Motorola Solutions ainda forneceu equipamento com capacidade para carregamento simultâneo de seis baterias e uma licença de software pelo tempo necessário para verificar o tempo de carga das baterias.

Juntas, buscaram esta forma inteligente de proteger o meio ambiente, reutilizar e reciclar esses produtos corretamente, além de manter a administração dos recursos públicos com responsabilidade e eficácia. “Estamos contentes em realizar mais um projeto em parceria com Motorola Solutions para beneficiar quem realmente importa, a população do Estado de Minas Gerais. Com o descarte responsável dessas baterias, poupamos o meio ambiente de produtos químicos e resíduos que poderiam afetar a natureza”, conclui o Coronel Peterson, da PMMG.

Fonte: PMMG / Foto: Reprodução site https://www.tudocelular.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *