Osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros e maioria desconhece doença

Sociedade Mineira de Reumatologia promove jornada sobre tecnologia para tratamentos

A osteoporose é uma doença silenciosa que atinge 10 milhões de brasileiros e os  especialistas temem o aumento da incidência em decorrência do envelhecimento da população. As projeções da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) para os próximos dez anos revelam que o número anual de fraturas de quadril, relacionadas à osteoporose, (atualmente, 121.700 fraturas por ano) deverá atingir 140 mil pessoas, até 2020.

O transtorno é causado pela degradação estrutural e diminuição da densidade mineral dos ossos. Os fatores de risco são a predisposição genética, uso abusivo de remédios à base de corticoides, sedentarismo, envelhecimento e dietas pobres em cálcio. A notícia boa é que é possível prevenir, adotando hábitos de vida saudáveis e alimentação equilibrada.

Jornada

A Sociedade Mineira de Reumatologia promove a 10ª edição da “Jornada Mineira de Reumatologia” com o tema “A tecnologia na rotina dos consultórios” para apresentar as novidades em atualização e Tecnologia aplicadas no estudo sobre doenças musculoesqueléticas e reumatológicas. O evento acontece de 23 a 24 de novembro, no SICEPOT (Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais), no bairro Nova Granada, em Belo Horizonte. As inscrições já estão abertas para médicos reumatologistas, residentes e acadêmicos de medicina.

O presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Ênio Ribeiro Reis, explica que a programação está focada em informática para proporcionar maior agilidade na prática diária ambulatorial. “Evento já consolidado no calendário nacional, a proposta é transmitir e atualizar conhecimentos necessários para o melhor desempenho médico, sendo um importante fórum para discussões relevantes sobre as inovações tecnológicas e científicas da área”, afirma.

A programação abordará temas práticos sobre pesquisa científica, novidades em Osteometabologia – nova tecnologia em ascensão dos biossimilares, novas drogas anti reumáticas de pequenas moléculas  e imunobiológicas, questões éticas e legais relacionadas às mídias, atualização em imaginologia, doenças inflamatórias raras, interface com a nefrologia e atualização em micro bioma intestinal.

10ª Jornada Mineira de Reumatologia

Data: 23/10, das 8h às 18h30 e 24/11, das 8h às 12h30

Local: SICEPOT (Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais) – Avenida Barão Homem de Melo, 3090 – Nova Granada – BH

Inscrições e mais informações: https://xjornada.reumatominas.com.br/

Fonte e foto: Zoom Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *