José Mariano Beltrame se aposenta como delegado de Polícia Federal

beltrame1
Decisão foi publicada nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial da União (Foto: Reprodução/ Internet)

O ex-secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, se aposentou nesta quinta-feira (3) conforme foi publicado no Diário Oficial da União. A decisão foi autorizada pela Direção de Gestão de Pessoal da Polícia Federal. Beltrame se aposentou como delegado de Polícia Federal, cargo que exerceu antes de assumir a secretaria de Estado de Segurança Pública.

Ele pediu demissão do cargo, que ocupava por quase 10 anos, no dia 10 de outubro e se afastou definitivamente sete dias depois. Quem assumiu o seu lugar foi o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da própria Seseg, Roberto Sá.

No cargo desde janeiro de 2007, Beltrame foi responsável pela implantação do projeto de Polícia Pacificadora, que instalou UPPs nas principais favelas.

Números da “gestão Beltrame”
A gestão de José Mariano Beltrame à frente da Secretaria Estadual de Segurança (Seseg) do Rio de Janeiro durou quase dez anos, e nesse período os índices de criminalidade do estado apresentaram grandes variações, com uma queda acentuada de 2007 a 2012, e voltando a subir de 2012 até este ano. Em alguns crimes, os números mais recentes são bem piores que os registrados quando o secretário assumiu.

Com base nos dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), sempre no período de janeiro a junho de cada ano, o RJTV mostrou que o número de homicídios dolosos (em que há intenção de matar), foi de 3.135, em 2007 a 2.124 em 2012, para voltar a subir em 2016, quando foram registrados 2.470 assassinatos.

O padrão de queda e posterior aumento se repete com os latrocínios (roubos seguidos de morte), que em 2007 eram 89 e caem a 69 cinco anos depois, voltando a aumentar até chegar aos 113 casos de janeiro a junho deste ano. No primeiro ano de Beltrame, foram registrados 69.342 roubos, enquanto em 2012 o número de casos caiu para 54.350. Em 2016, contudo, já são 97.100 ocorrências.

Beltrame foi secretário estadual de Segurança do Rio por quase 10 anos.
Beltrame foi secretário estadual de Segurança do Rio por quase 10 anos.

Fonte: G1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *