Incêndio de grandes proporções afeta cerca de 600 casas em Manaus; Temer oferece ajuda federal

Um incêndio no bairro Educandos, em Manaus (AM), atingiu cerca de 600 casas na noite desta segunda-feira (17). As informações são da Defesa Civil. Quatro vítimas foram levadas a hospitais da capital.

De acordo com o G1, o incêndio começou por volta das 20h em uma região com dezenas de casas de madeira entre as ruas Inácio Guimarães e Nova. O fogo se propagou para residências de alvenaria. A situação das chamas foi agravada pela quantidade de veículos estacionados nas vias, o vento constante e uma falha na distribuição de energia elétrica.

A prefeitura informou a criação de uma força-tarefa para atender vítimas e famílias desabrigadas pelo incêndio. A equipe é formada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manautrans), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Fundo Manaus Solidária.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o fogo foi controlado. O subcomandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Coronel Josemar Santos, disse que por volta da 1h desta terça-feira foi possível controlar o fogo.

“Conseguimos conter o incêndio. Estamos na fase de rescaldo, para tentar evitar a reingnição. A operação durou em torno de três horas”, disse o subcomandante dos Bombeiros Militares do Amazonas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, há indícios de que a ocorrência tenha começado após a explosão de uma panela de pressão em uma das residências. O vento estava muito forte e ajudou o fogo a se alastrar pelas casas de madeira.

De acordo com os bombeiros, foram mobilizados 100 bombeiros e 14 caminhões. Segundo eles, mais de 100 mil litros d’água foram usados para combater o fogo.

Michel Temer

O presidente Michel Temer colocou hoje (18) os órgãos do governo federal à disposição das autoridades estaduais do Amazonas.

Temer se manifestou em sua conta pessoal no Twitter. “Minha solidariedade às famílias vítimas do incêndio em Manaus. Falei com o prefeito [de Manaus] Arthur Virgílio [PSDB] e coloquei o governo federal à disposição.”

Vídeos e imagens do incêndio estão circulando no twitter.

Uma ação está sendo mobilizada para ajudar as famílias atingidas

Fonte: Notícias ao Minuto / Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *