Estudantes protestam contra cortes na Educação em frente a colégio que abriga evento com Bolsonaro

Entoando palavras de ordem como “não vai ter corte, vai ter luta” e “Uh, sai do chão quem defende a educação”, cerca de 800 pais, alunos e professores do Pedro II , Cefet, IFRJ e dos Colégios de Aplicação da Uerj e da UFRJ protestam na manhã desta segunda-feira em frente ao Colégio Militar, na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde o presidente Jair Bolsonaro participa de lançamento de selo e medalha comemorativa pelos 130 anos da instituição. O trecho da rua São Francisco Xavier em frente ao colégio está fechado ao trânsito .

Os estudantes protestam contra os cortes de mais de 30% nas verbas destinadas aos institutos e universidades federais, anunciados na semana passada pelo Ministério da Educação. Organizado pelos grêmios estudantis dos colégios, o ato tinha mais de 3 mil confirmações em sua página no Facebook.

Pablo Jacob / Pablo Jacob

Mãe de uma aluna do Colégio Pedro II do Humaitá, Maryana Queiroz veio apoiar a manifestação dos alunos.

“Nós e outros responsáveis viemos nos unir aos estudantes para dar apoio na mobilização que é toda deles. É potente. Eles estão organizados, mantendo o controle”, disse.

A advogada Claudia Moreira é ex-aluna do Pedro II Tijuca e mãe de aluna do colégio. Ela se juntou à fiilha e demais estudantes no ato, e diz que teme pelo futuro da jovem de 13 anos e de seus colegas diante do corte na instituição.

“Do jeito que está, vai fechar as portas. Chegou a um nível que não dá mais”, afirma. “O que está acontecendo hoje aqui é muito válido e está ganhando visibilidade”, concluiu.

Pablo Jacob / Pablo Jacob

‘Pedro II não terá condições de funcionar’

O reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, disse na semana passada que, caso os cortes de 36,37% nas verbas se concretizem , a instituição “não terá condições de funcionar”. O montante equivale a R$ 18,5 milhões a menos no orçamento da instituição, que conta com 14 campi no Estado do Rio de Janeiro, onde estudam alunos dos ensinos médio e fundamental.

Fonte: O Globo /  Foto: Pablo Jacob / Pablo Jacob

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *