Detidos com bolinhas de gude em ato contra Temer são liberados

Os três detidos no ato contra o governo Michel Temer (PMDB) neste domingo (11), na Avenida Paulista, foram liberados. O ato foi convocado pela Frente Povo Sem Medo, grupo de movimentos sociais que inclui o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e de lideranças sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Segundo Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST, 60 mil pessoas participaram da manifestação. Já a Polícia Militar (PM) contabilizou 8 mil manifestantes “em horário de pico”.

Pouco antes do grupo começar a caminhada, por volta das 17h, a PM usou spray de pimenta, e um homem e duas mulheres acabaram detidos. De acordo com a polícia, o trio estava com o rosto coberto e levava, entre outros objetos, bolinhas de gude, máscaras coloridas e um soco inglês. Eles foram encaminhados ao 78º Distrito Policial, nos Jardins, e liberados na madrugada desta segunda-feira (12)..

Uma adolescente, que fazia parte do grupo e chegou a ser detida com uma faca de cozinha, mas liberada em seguida, disse que eles estavam em frente ao Parque Trianon quando foram abordados pela PM. Ela conta que os policiais foram agressivos e que, em nenhum momento, explicaram o motivo das detenções ou para onde os detidos estavam sendo levados.

A jovem contou que a faca apreendida era de cozinha, sem corte, e o soco inglês pertencia a ela, para defesa pessoal. Segundo a menina, os policiais levaram documentos de diversos membros do grupo, mesmo dos que não foram conduzidos para a delegacia. A adolescente disse que eles estavam em oito e pretendiam fazer uma intervenção artística durante o ato.

“A gente estava em um grupo de manifestação artística. A gente está em todas, sempre tentando entrar em democracia. A gente nunca cometeu agressão a um policial”, afirmou ela.

Os manifestantes começaram a se concentrar em frente ao Masp às 14h. Eles ocupavam quarteirões da Paulista entre a Alameda Ministro Rocha Azevedo e a Rua Professor Otávio Mendes. De lá, às 17h30, saíram em passeata rumo ao Parque Ibirapuera. O trajeto foi feito pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio e concluído em pouco mais de uma hora.

PM divulgou foto de objetos apreendidos com manifestantes detidos em SP (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
PM divulgou foto de objetos apreendidos com manifestantes detidos em SP (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *