Assembleia de Minas Gerais dá posse aos deputados da 19ª Legislatura

Solenidade aconteceu nesta sexta (1°) no Plenário. Deputados prestaram homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho

Terminou há pouco a Reunião Preparatória de posse dos deputados estaduais eleitos para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (1°/2/19), no Plenário. Além do governador Romeu Zema, estiveram presentes outras autoridades do Estado, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais, convidados e familiares dos parlamentares.

Os 77 deputados foram chamados em ordem alfabética e prestaram o compromisso de posse. A reunião foi presidida pelo deputado mais idoso, no caso, Hely Tarqüínio (PV), 78 anos, que foi eleito para seu sétimo mandato. Depois dos juramentos dos parlamentares, foi declarada a instalação da 19ª Legislatura (2019/2023) e de sua 1ª Sessão Legislativa Ordinária (primeiro ano de trabalho).

Assembleia faz um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Brumadinho

Logo na abertura da solenidade, o deputado Hely Tarqüínio manifestou o sentimento de dor e pesar do povo mineiro, representado pela ALMG, com a tragédia que se abateu no Estado, com o rompimento da barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho (Região Central), na última sexta-feira (25).

“Esta Casa compartilha e expressa aos familiares, parentes e amigos das vítimas a solidariedade humana e espiritual que o momento exige de todos nós”.

Ele ainda ressaltou o trabalho heroico que vem sendo desenvolvido no local pelo Corpo de Bombeiros do Estado e demais forças de segurança pública e defesa social.

Por fim, Hely Tarqüínio assegurou que a Assembleia não vai faltar ao seu dever de enfrentar e superar os desafios necessários para garantir que fatos como o ocorrido em Brumadinho não se repitam nunca mais. Em seguida, foi feito um minuto de silêncio em homenagem, reverência e respeito a todas as vítimas da tragédia.

Governador pede apoio de deputados para superar crise

Em seu discurso, o governador Romeu Zema reafirmou seu compromisso de estar presente na Assembleia, trazendo as ações e a realidade do governo. “Felicito os empossados e faço votos de que tenhamos uma nova legislatura com a ciência da sua importância e responsabilidade para o futuro do Estado”, disse.

Ele também apontou dados sobre a situação financeira do Estado, classificada por ele como crítica. Segundo Zema, o passivo decorrente de obrigações contraídas pelas gestões passadas somam R$30 bilhões, o que corresponde a 31% do total da arrecadação estadual no exercício de 2018.

Ele ainda pontuou que as despesas previdenciárias do Estado, da ordem de R$ 13 bilhões, correspondem ao triplo da receita previdenciária, o que pressiona as contas públicas.

Nesse sentido, ele conclamou os deputados para que tenham consciência da gravidade da situação e reflitam sempre que um projeto entrar em votação na Assembleia, distinguindo o que é desejável do que é possível. Entre essas matérias que seriam apreciadas pelo Legislativo ele citou a aprovação da reforma administrativa que está sendo elaborada e a adesão ao regime de recuperação fiscal junto ao governo federal.

”Ou fazemos as mudanças necessárias ou muito em breve a situação será inviável”, disse.

Eleição da Mesa

Após a posse, às 16 horas, teve início a eleição da Mesa da Assembleia. Primeiro, os deputados vão escolher o novo presidente e, depois, os representantes para os demais cargos – três vice-presidentes e três secretários. A posse é feita imediatamente após a apuração, e o novo presidente faz um discurso para encerramento desta primeira reunião da nova legislatura.

Uma única chapa participa da eleição dos sete cargos da Mesa da Assembleia, encabeçada pelo deputado Agostinho Patrus (PV), como presidente. Além disso, a chapa única inclui os parlamentares Antonio Carlos Arantes (PSDB), para 1º-vice-presidente; Cristiano Silveira (PT), para 2º-vice; o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), na 3ª-vice-presidência; Tadeu Martins Leite (MDB), para 1º-secretário; Carlos Henrique (PRB), para 2º-secretário; e Arlen Santiago (PTB), como 3º-secretário.

Além da TV Assembleia, a reunião também é transmitida pelo Portal da Assembleia e pela página da ALMG no Facebook.

Fonte: ALMG / Foto: Reprodução Jornal Opção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *