Aeroporto Internacional de Confins é o terceiro melhor do país, na opinião dos passageiros

O Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, foi considerado o terceiro melhor do Brasil e segundo da região Sudeste, de acordo com os resultados do 4º trimestre da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério da Infraestrutura. Numa escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”, o terminal recebeu nota 4,61 no indicador Satisfação Geral, sendo o 3º aeroporto mais bem avaliado em nível nacional, atrás apenas dos terminais de Viracopos (4,80) e Curitiba (4,75).

A pesquisa foi baseada em 38 indicadores avaliados. Em Confins, alguns desses itens se destacaram em relação a todos os outros aeroportos avaliados, recebendo as melhores notas em: tempo de fila no check-in (4,93) e cordialidade dos funcionários da emigração (4,77). Também merece destaque o indicador sobre qualidade da internet / wi-fi, que cresceu 10,5% em um ano, saindo de 3,70 para ficar com a nota acima da média: 4,09.

De todos os indicadores avaliados, apenas três foram considerados ruins pelos entrevistados: custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes (3,11); custo-benefício dos produtos comerciais (3,31); e custo-benefício do estacionamento que, apesar de estar abaixo da média, foi o que registrou a melhor nota de todos os aeroportos avaliados: 3,77.

PRÊMIO AEROPORTOS + BRASIL

Além da divulgação dos resultados do 4º trimestre, o ministério realizou a premiação Aeroportos + Brasil 2019, que consolida os resultados das quatro rodadas trimestrais da pesquisa de Satisfação do Passageiro.

Os aeroportos internacionais de Manaus (AM), Viracopos (SP) e Brasília (DF) foram eleitos, pelos entrevistados, os melhores terminais do Brasil. Com base nos resultados consolidados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, em 2018, os três aeroportos receberam o prêmio de Aeroporto + Brasil 2019, que condecorou o melhor terminal nas três categorias: até 5 milhões passageiros, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões, respectivamente. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada, nesta quarta-feira (13), na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Prêmio Aeroportos + Brasil é um evento anual e a premiação é feita com base na consolidação das entrevistas realizadas durante todo o ano pela Praxian – Business & Marketing e divulgadas trimestralmente. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 5%. A escolha dos vencedores foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais, com base em mais de 81 mil entrevistas realizadas ao longo de 2018.

Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a premiação tem reconhecido a importância e a qualidade dos serviços oferecidos pelos aeroportos brasileiros. “Queremos estimular os operadores aeroportuários a prestar o melhor serviço, além de oferecer transparência na situação dos terminais do país”, avaliou o ministro.

Nesta edição, o Ministério da Infraestrutura premiou os aeroportos, as companhias aéreas e órgãos públicos, totalizando sete categorias. De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, a mudança foi para dar o devido reconhecimento ao trabalho feito pelos agentes públicos dentro dos aeroportos.

Assessoria de Comunicação / Ministério da Infraestrutura / Foto: SECOM/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *