Giro Folia: Carnaval em Carvalhos, Cruzília e Seritinga agitam foliões das pequenas cidades do Sul de Minas

No Sul de Minas encontramos diversas cidadezinhas que, por ter uma menor população, oferecem uma maior calorosidade e animação.

Dentre algumas cidades do Sul de Minas, Seritinga, Carvalhos e Cruzília são algumas das menores em população, mas, o Carnaval nessas três cidades são a cada ano uma opção para mais e mais foliões.

Veja a programação nas três cidades:

Seritinga MG

Seritinga é uma pequena cidade situada a três quilômetros da BR 267 que liga as cidades de Caxambu à Juiz de fora, cidade com povos descendentes de italianos, portugueses, àrabes, dinamarqueses, etc. A cidade possui alguns atrativos turísticos, principalmente para quem gosta de apreciar a natureza, como por exemplo a cachoeira do Galvão, as prainhas do rio Aiuruoca e do Rio dos Franceses, a tradicional festa de aniversário da cidade que acontece na passagem do ano, e a linda praça Sete de Setembro. Também está muito próxima das cidades de Carvalhos, Aiuruoca e Serranos que também oferecem belos pontos turísticos. A cidade também é famosa pela qualidade dos queijos ali produzidos. Sua população recenseada em 2010 era de 1.790 habitantes. O município integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira e é servido pelas rodovias BR-267 e AMG-1020.

Resultado de imagem para seritinga mg

A prefeitura disponibilizou uma programação intensa de carnaval com 2 bandas, dj’s, blocos e a tradicional Banda Furiosa, para os 4 dias de Folia na cidade.

Dentre os principais blocos tem a estreia do Bloco da Alvorada, criado por 3 moradoras do bairro Alvorada: Nádia Maciel, Aparecida Arantes e Jorgina, e vai se concentrar no domingo em frente a casa do Vereador Clodoaldo Francisco da Silva na Rua Juiz de Fora. Os tradicionais Bloco Pé Na Cova do vice-prefeito da cidade, Maurizinho de Castro, Bloco Explosão de Loucura e o Bloco Beco do Sapo também agitarão o carnaval na pequena cidade de Seritinga com vários integrantes e muita animação.

 

Cruzília MG

Cruzília é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, sua população é de 14.529 habitantes.

Localizada no Sul de Minas, Cruzília pertence ao Caminho Velho da Estrada Real e integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira. É conhecida por suas fazendas centenárias, por ser o berço dos cavalos da raça Mangalarga Marchador e sua indústria de móveis e queijos.

Cruzília é conhecida como o Berço do Cavalo Mangalarga Marchador. Na Fazenda Campo Alegre, por volta de 1812, Gabriel Francisco Junqueira, o “Barão de Alfenas”, ganhou de D. João VI um garanhão da raça Alter Real e iniciou sua criação de cavalos, cruzando este garanhão com as éguas comuns de sua fazenda. Dezenas de haras estão espalhados pelo município, alguns em fazendas centenárias, carregadas de histórias e cultura. No final do mês de Agosto acontece anualmente, no Complexo Humano da Ventania, a Copa de Marcha do Sul de Minas.

O Clube Campestre Ypê, popularmente chamado de “Clube de Campo”, está localizado na zona rural, a 5 km da cidade. O clube é conhecido pelo Baile do Hawaíí, que promove sempre nas noites de sexta-feira do carnaval. Existe ainda o Clube Recreativo Encruzilhadense.

Resultado de imagem para cruzilia

Para o Carnaval da cidade, a prefeitura disponibilizou vários dj’s e uma programação extensa com os vários blocos que agitam a folia durante todos os dias.

O Bloco Aê vai agitar a cidade nos dias 10, 11 e 12 com Dj e a banda Swing das Gerais, além do Open Bar com cerveja, água, pinga e vodka.

Carvalhos MG

Carvalhos é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se à latitude 22º00’04” sul e à longitude 44º27’41” oeste, com altitude de 1092 metros.

Seu nome é uma homenagem a família Carvalho, família de origem judaico-marroquina cujo nome original era Nahom. Esta família se assentou na região, construindo uma igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida, em um terreno doado pela dona de uma fazenda na região. Atualmente essa família se encontra quase extinta no município. Sua população estimada em 2004 era de 4.760 habitantes. Cidade pouco explorada comercialmente, sem indústrias. O comércio não possui potencial tão grande, quando comparado a cidades maiores. Porém, na região, destaca-se pelas lojas de material de construção, supermercados e farmácias. Além desses, a cidade conta com dois estabelecimentos que vendem hortifrútis, padarias e lojas de móveis. Na cidade, a operadora de telefonia móvel é a Vivo. Possui uma área de 283,38 km².

Um município rico em cachoeiras e nascentes, ótima opção para quem quer tranquilidade e sossego nessa época do ano. Local de muitas belezas naturais e águas refrescantes para curtir com a família e amigos.Resultado de imagem para carvalhos mg

Na programação de Carnaval deste ano, a Banda ê vai comandar o show para os 4 dias de folia no Parque de Exposições da cidade. Além da banda, que fará 4 bailes e 2 matinês, o local terá um espaço com cadeiras, blocos e o desfile da Escola de Samba da cidade, “Unidos Vai Quem Quer”, que irá se apresentar no domingo (11) as 22 horas. Todos os dias a entrada é franca.

O maior e mais animado bloco de Carvalhos, esse ano promete ainda mais agitação e surpresas. O Bloco Se Não Lembro Não Fiz já possui 300 pessoas confirmadas e fará a concentração com Open Bar no dia 12 de fevereiro na Quadra Nova. O Bloco possui até uma música oficial e exclusiva que foi lançada no dia 05 de fevereiro no canal do YouTube da Avonts Produções pelo cantor Guedes MC.

A imagem pode conter: 3 pessoas, texto

 

Matéria: Iago Almeida/Correio do Sul / Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *